terça-feira, 8 de abril de 2008

Mais ervas, menos sal

Em pequenas doses, o sal ressalta o sabor dos alimentos e é até saudável. Mas, em excesso, faz o corpo reter líquido.Vamos complementar o tempero com ervas e especiárias que além de dar um gostinho especial, ajudam na digestão, desintoxicam e aceleram metabolismo, facilitando a dieta.


Manjericão
sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto.


Orégano

Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.





Pimenta vermelha

Tempera feijão e peixe





Estragão


de sabor marcante, parecido com o anis, dá um toque especial a vinagres, pickles, molho tártaro de mostarda e maionese. Ótimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes




Tomilho


Aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.
Alecrim

Um raminho ou broto de alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes e aves em geral, entrando também na composição de molhos, omeletes, sopas e cozidos. É indicado também no preparo do churrasco, sendo suas folhas espalhadas sobre as brasas para perfumar a carne. Pode ser encontrado fresco ou seco.


Aniz- estrelado


Três pontinhas da estrela é a medida para temperar carne e frango ensopados.

Cardamomo

Algumas sementes no café, perfumam e tiram a acidez.Trituradas dão um toque especial á sopa de abóbora.




Coentro

Use as folhas ou as sementes trituradas no peixe, no feijão e legumes.
Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar.


Cheiro verde
Ingredientes: salsa e cebolinha verde. Ideal para temperar carnes, peixes e molhos para saladas, feijoada, almôndegas, croquetes de bacalhau, omeletes e molhos à base de manteiga.
Continuaremos esse assunto numa próxima postagem.

Nenhum comentário: