sábado, 19 de abril de 2008

ÁCIDO GRAXO GAMA-LINOLENICO

Oi, meninas andei um pouco sumida , mas esta matéria que escrevi é muito interessante para quem tem doenças cronico degenerativas e TPM.

Numa época em que os lipídios têm sofrido severas restrições, encontrar uma opção e melhorar a orientação dietética fornecida a pacientes portadores de enfermidades parece bastante relevante. O ácido graxo gama-Linolenico (GLA) é um suplemento nutricional , onde o organismo não o sintetiza tem que provir da alimentação, suas fontes principais são óleo de Borragem (Borago officinalis Linnaceus Fam. Boraginacea), òleo de Black Currants (Ribes nigriumL - Black Curant seed oil-BCSO) e o óleo de Primula (Oenothera Biennis scop Fam. Onagraceal), além da fonte provida de microrganismos como o mucor splb-54. No corpo, uma vez formado, o GLA pode originar o DGLA (dihomo-gama-linolênico -20:3 n-6), que em conjunto, aumentam a formação de eicosanóides que modulam as respostas imunoinflamatórias, além de promover outros efeitos, principalmente no metabolismo dos lipidios. Aos eicosanóides formados, em especial, as prostaglandinas da série 1, são atribuídas algumas funções como: vasodilatação arterial, ação antiagregadora plaquetária, hipocolesterolimiante, antinflamátoria, ativadora de linfócito t, inibidora da fosfolipase A2, inibidora da proliferação celular e indução ativa dos receptores de insulina, sendo assim utilizado como fitoterápico. Seu uso é recomendado no tratamento de tensão pré-menstrual, osteoporose, processos inflamatórios e na hipertensão arterial. Uma deficiência de prostaglandina PGE1 tem sido proposta como a causa de alguns sintomas pré-menstruais, ou seja, aumentam os efeitos da prolactina nos tecidos dos seios e causam mastodinia (dor nas mamas). Além disso, por exercer ação antiinflamatória, o aumento de PGE 1 parece favorecer na redução de quadros dolorosos em pacientes com GOTA e/ou artrite Mello MA (1999). Um outro mecanismo de ação proposto por Liao S (2001), é a redução do hormônio 5-Dihidrotestosterona, um derivado diretamente relacionado à maior incidência de câncer de próstata e mama.

O preço no mercado varia de R$30,00 a 50,00 . Estou a disposição para saber da enfermidade, com isso indicarei as miligramas.

Renata rosa . Nutricionista

Dúvidas e sugestões envie o seu e-mail para: renata.nutri@yahoo.com.br

Nenhum comentário: