Quando ingeridos juntos, alguns alimentos têm seus efeitos potencializados. Esse é o caso, por exemplo das combinações de arroz com feijão, feijoada com laranja. Porém, algumas misturas competem entre si, como queijo com presunto e café com leite.Nesses casos, um interfere na absorção do outro durante a digestão. Veja a seguir, casamentos perfeitos de comidas e junções em que a química entre elas não tem nada de atraente.
Opostos que não se atraem
Café com leite
poderosa fonte de ferro, vitamina C e cálcio, o leite perde suas propriedades quando misturado com café. A cafeína dificulta a absorção desses três nutrientes. Opte por uma das duas bebidas.
Queijo e presunto
Eles parecem nascidos um para o outro, porém, não existe tanta harmonia nessa dupla. O ferro do presunto compete com o cálcio do queijo durante a fase de absorção pelo intestino. Assim, é bem possível que boa parte dos nutrientes de um dos alimentos não seja aproveitada pelo organismo.
Café ou Chá após as refeições
O famoso cafezinho ou mesmo aquela xícara de chá verde depois do almoço ou jantar é sagrado para muita gente. Mas ambas opções são ricas em cafeína, que prejudica a assimilação de ferro e de vitamina C. Antes de beber espere duas horas.
Beber e Comer
Ingerir líquidos e comer ao mesmo tempo diminui a concentração de ácido gástrico, responsável pela quebra de alimentos. Isso atrapalha a digestão e reduz a absorção de vitaminas e minerais. Aguarde cerca de duas horas para beber algo. Se tiver muita sede, prefira água, pois é menos prejudicial.
Feitos um para o outro
Feijoada com laranjaA fruta ajuda na digestão da feijoada. Como é ácida, a laranja diminui o Ph (índice de acidez) do estômago, favorece a quebra dos alimentos em partículas e facilita a anexação de nutrientes.
Arroz com feijão
Ricos em aminoácidos, formam proteínas importantes para o bom funcionamento do organismo. os minerais e vitaminas contidas nessa combinação ajudam no equilibrio metabólico e intestinal.Quer melhorar mais ainda? Substitua o arroz tradicional pelo integral, que possui mais fibras.
Churrasco com brócolis
O carvão da churraqueira libera tóxinas que formam aquela casquinha torrada da carne. O brócolis possui um antioxidante que pontencializa a excreção dessas substancias tóxicas pelo fígado.
Azeite com orégano ou manjericão
Macarronada, lazanha, nhoque..... Não importa a massa, ela pede um molho apetitoso. Nesse caso nada melhor que azeite com ervas, pois na gordura, eles liberam mais seus princípios ativos. Ou seja, as características estimulantes das funções gástricas do orégano serão realçadas, assim como as propriedades calmantes e diuréticas do manjericão.
Revista Viva Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário