sábado, 19 de abril de 2008

Anvisa decide limitar o uso de dois adoçantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu reduzir a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos. Além disso, foi aprovado o uso de três novas substâncias no Brasil - taumatina, eritritol e neotam, já aprovadas por organismos internacionais. A informação é do jornal "Folha de S.Paulo".
Segundo a Anvisa, a decisão de reduzir o limite decorreu de uma avaliação do impacto desses edulcorantes (adoçantes) para a saúde. Pesou na decisão a presença de sódio, substância já condenada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
A sacarina é proibida no Canadá, e o ciclamato, nos Estados Unidos. Os estudos que vetaram a sacarina e o ciclamato nos dois países -e constataram que elas aumentavam o risco de câncer de bexiga- foram feitos em camundongos. O risco para seres humanos não é comprovado, mas os especialistas recomendam, por prudência, a redução das substâncias.
O limite máximo de ciclamato caiu do intervalo entre 97 mg e 130 mg para 40 mg a 56 mg a cada 100 ml ou 100 gramas. Isso afeta refrigerantes como o Sprite Zero e iogurtes como o Pense Light com Pedaços de Pêssego -107 mg e 56,3 mg da substância, respectivamente.
Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: