terça-feira, 29 de abril de 2008

Citrus aurantium -Gordura Dissolvida

Metabolismo lento e má digestão ameaçam o resultado de qualquer dieta. O Citrus aurantium, obtido da laranja amarga, agita o ritmo do seu organismo.
Como funciona: “Estudos clínicos mostram que componentes do citrus aceleram o metabolismo, promovendo um maior gasto de calorias e, conseqüentemente, a queima de estoques de gordura”, explica a médica homeopata Marcia Jablonka Kelman, de São Paulo. Apesar de ter uma ação próxima à da efedrina (Ephedra sinica), proibida por acelerar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, aumentando o risco de insônia, infarto e derrame, essa substância – extraída da laranja amarga – é mais segura. “Ela se liga a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo e a queima de gordura sem interferir no sistema cardiovascular”, garante Marcia. Se você malhar, os benefícios vêm em dobro: além da queima de gordura gerar mais energia, o citrus estimula a liberação de adrenalina – substância que deixa a gente mais ativa. Com todo esse pique, você melhora a performance e ganha mais massa magra, claro, desde que seu treino inclua sessões de musculação. O citrus também deixa os aminoácidos mais acessíveis para a formação da proteína – indispensável para a construção e manutenção da musculatura. Daí os músculos aparecem.

Mais vantagens: “Também tem propriedade digestiva, melhorando a absorção dos nutrientes e protegendo o estômago. É diurético e tem fitonutrientes que desintoxicam o fígado”, afirma Vanderlí Marchiori.

Efeitos colaterais:Não há relatos de reações adversas.

Dosagem: Cerca de 500 mg por dia.
Cápsulas diárias: Duas, uma em jejum e outra dez minutos antes do jantar.
Revista Boa Forma

sábado, 19 de abril de 2008

Anvisa decide limitar o uso de dois adoçantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu reduzir a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos. Além disso, foi aprovado o uso de três novas substâncias no Brasil - taumatina, eritritol e neotam, já aprovadas por organismos internacionais. A informação é do jornal "Folha de S.Paulo".
Segundo a Anvisa, a decisão de reduzir o limite decorreu de uma avaliação do impacto desses edulcorantes (adoçantes) para a saúde. Pesou na decisão a presença de sódio, substância já condenada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
A sacarina é proibida no Canadá, e o ciclamato, nos Estados Unidos. Os estudos que vetaram a sacarina e o ciclamato nos dois países -e constataram que elas aumentavam o risco de câncer de bexiga- foram feitos em camundongos. O risco para seres humanos não é comprovado, mas os especialistas recomendam, por prudência, a redução das substâncias.
O limite máximo de ciclamato caiu do intervalo entre 97 mg e 130 mg para 40 mg a 56 mg a cada 100 ml ou 100 gramas. Isso afeta refrigerantes como o Sprite Zero e iogurtes como o Pense Light com Pedaços de Pêssego -107 mg e 56,3 mg da substância, respectivamente.
Folha de São Paulo.

ÁCIDO GRAXO GAMA-LINOLENICO

Oi, meninas andei um pouco sumida , mas esta matéria que escrevi é muito interessante para quem tem doenças cronico degenerativas e TPM.

Numa época em que os lipídios têm sofrido severas restrições, encontrar uma opção e melhorar a orientação dietética fornecida a pacientes portadores de enfermidades parece bastante relevante. O ácido graxo gama-Linolenico (GLA) é um suplemento nutricional , onde o organismo não o sintetiza tem que provir da alimentação, suas fontes principais são óleo de Borragem (Borago officinalis Linnaceus Fam. Boraginacea), òleo de Black Currants (Ribes nigriumL - Black Curant seed oil-BCSO) e o óleo de Primula (Oenothera Biennis scop Fam. Onagraceal), além da fonte provida de microrganismos como o mucor splb-54. No corpo, uma vez formado, o GLA pode originar o DGLA (dihomo-gama-linolênico -20:3 n-6), que em conjunto, aumentam a formação de eicosanóides que modulam as respostas imunoinflamatórias, além de promover outros efeitos, principalmente no metabolismo dos lipidios. Aos eicosanóides formados, em especial, as prostaglandinas da série 1, são atribuídas algumas funções como: vasodilatação arterial, ação antiagregadora plaquetária, hipocolesterolimiante, antinflamátoria, ativadora de linfócito t, inibidora da fosfolipase A2, inibidora da proliferação celular e indução ativa dos receptores de insulina, sendo assim utilizado como fitoterápico. Seu uso é recomendado no tratamento de tensão pré-menstrual, osteoporose, processos inflamatórios e na hipertensão arterial. Uma deficiência de prostaglandina PGE1 tem sido proposta como a causa de alguns sintomas pré-menstruais, ou seja, aumentam os efeitos da prolactina nos tecidos dos seios e causam mastodinia (dor nas mamas). Além disso, por exercer ação antiinflamatória, o aumento de PGE 1 parece favorecer na redução de quadros dolorosos em pacientes com GOTA e/ou artrite Mello MA (1999). Um outro mecanismo de ação proposto por Liao S (2001), é a redução do hormônio 5-Dihidrotestosterona, um derivado diretamente relacionado à maior incidência de câncer de próstata e mama.

O preço no mercado varia de R$30,00 a 50,00 . Estou a disposição para saber da enfermidade, com isso indicarei as miligramas.

Renata rosa . Nutricionista

Dúvidas e sugestões envie o seu e-mail para: renata.nutri@yahoo.com.br

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Use seu cardápio a favor da beleza

Saciar a fome é só o começo, a escolha de alimentos certos fortalecem pele,cabelos, unhas e até celulite.


Cabelos e unhas impecáveis

Para melhorar a saúde dos cabelos e das unhas, os ingredientes são basicamente os mesmos. Isso porque Eles são formados pelo mesmo tecido, compostos por queratina, um tipo de proteína produzido pelo organismo. A vitamina B12, encontrada nas carnes, ovos e leite, por exemplo, atua na formação da queratina e por isso é apontada como beneficiadora dos cabelos e das unhas. Aveia, cevada e salsa são mais participantes do prato de quem quer manter cabelos brilhosos e unhas fortes. O ponto comum entre eles é que são ricos em silício, nutriente presente no colágeno, responsável pela estruturação das cartilagens e tecidos, entre outras funções. As oleaginosas, como castanha, amêndoas e nozes, desempenham o mesmo papel, pois contêm outro nutriente colaborador da estruturação das unhas e dos cabelos, o selênio.
Já a biotina é aliada dos que lutam contra a queda dos fios, por estimular a síntese capilar. A vitamina pode ser encontrada na gema de ovo, no fígado e nos pães. Insira castanhas, amêndoas e nozes no cereal matinal, consuma um bife médio de carne vermelha no almoço, e um ovo cozido no jantar , exemplifica a especialista em nutrição funcional.

Celulite com dias contados

A celulite nada mais é que um processo inflamatório da pele. Por isso, as mulheres que sofrem com os furinhos devem recorrer a alimentos antiinflamatórios , afirma Daniela Jobst. Na lista dos alimentos com tal atuação, estão os ricos em ômega-9 e ômega-6, como azeite e castanha, respectivamente. Os ricos em vitamina E (também encontrada nos óleos vegetais e sementes) são bons exemplos de alimentos com efeito antiinflamatório.
A lima da pérsia e a melancia também destacam-se no cardápio anticelulite, por ter ação desintoxicante. Elas contêm substâncias que ativam as reações de desintoxicação realizadas pelo fígado , ressalta a especialista.
Alimentos amarelos e alaranjados são mais combatentes dos furinhos causados pelo acúmulo de gordura. Os efeitos começam a ser notados depois que os alimentos responsáveis pela desinflamação da pele já fizeram seu serviço. Esses alimentos fornecem boas doses de vitamina A, nutriente que ajuda na renovação de tecidos .
Para o sucesso ser garantido,insira pelo menos uma porção diária das frutas e acrescente os demais ingredientes citados durante as refeições principais e intermediárias, sempre que possível.

Minha Vida

Não basta beber, tem que conhecer!

Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Porém um dia,cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.

O que fazer agora?A saída que encontraram foi guardar o melado longe das
vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.

Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'. Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'.

Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.

(História contada no Museu do Homem do Nordeste ).

terça-feira, 15 de abril de 2008

Trocas simples no cardápio são o segredo para emagrecer mais rápido

Ao começar uma dieta para redução de peso , muitas pessoas diminuem a quantidade dos alimentos. Isso acontece sem que seja feita a distinção entre o que é saudável e os alimentos que podem trazer alguns prejuízos para a saúde. Pensando nisso, a nutricionista responsável pelo MinhaVida, Roberta Stella, elaborou dicas de substituições que vão deixar a sua dieta mais eficiente, sem fazer uma restrição excessiva de alimentos.

Antes de começar, Roberta esclarece que a dieta não deve ser sinônimo de um elevado corte na quantidade e na variedade de alimentos. É possível emagrecer, fazendo 5 refeições por dia, comendo a cada 3 ou 4 horas , ela esclarece. O importante é saber escolher os tipos de alimentos e, é claro, ter moderação e estar de olho em todas as opções alimentares, escolhendo sempre as mais saudáveis.

Dica 1

No café da manhã... ... consuma pão, leite ou derivados, um embutido e uma fruta. Como o objetivo é ter uma alimentação saudável e emagrecer, é necessário tomar alguns cuidados.

  • substitua o pão francês ou o pão de forma branco por uma versão mais saudável. Uma boa opção é o pão integral light. Rico em fibras e com maior teor de vitaminas e minerais, ele fará com que o intestino funcione bem, além de colaborar para que você alcance a recomendação de todos os nutrientes.
  • substitua o leite integral pelo leite desnatado ou semi-desnatado. O leite é a melhor fonte de cálcio, nutriente responsável pela saúde dos ossos. Na versão desnatada ou semi-desnatada, há a redução na quantidade de gordura saturada e de colesterol, mas a quantidade de cálcio é preservada.
  • substitua os derivados do leite com maior teor de gordura pelo light. Queijo mussarela e iogurtes integrais acrescentam muitas calorias na alimentação. Opte pelo queijo light, cottage, ricota e iogurtes light com baixo teor de gorduras. Mais uma fonte de cálcio, que será como uma poupança para prevenir problemas futuros com os ossos.
  • substitua o embutido pela versão menos calórica. Mortadela, presunto e salame são ricos em gorduras e, por isso, comprometem a dieta. Substitua pelas versões com menos gordura como, por exemplo, o presunto sem capa de gordura ou o peito de peru.
  • substitua as frutas mais calóricas pelas que apresentam baixo teor de energia. Boas opções são melão, melancia, ameixa fresca e mamão papaya.


Dica 2

No almoço... ... é importante ingerir vários grupos alimentares. Não deixe, por exemplo, de ingerir carnes, pois elas são as principais fontes de proteínas e ferro, nutrientes fundamentais para que o corpo trabalhe bem, cumprindo as suas funções essenciais como, por exemplo, produzir hormônios e regenerar os tecidos.
  • substitua a entrada oferecida pelos restaurantes por uma bela salada. Escolha a de sua preferência e coma à vontade. As folhas apresentam baixíssima quantidade calórica devido à elevada quantidade de água. Além disso, por ser rico em fibras, o prato dará maior saciedade, evitando que cometa algum excesso. Coma devagar, para que o cérebro possa enviar o sinal de saciedade o que fará com que ingira menos alimentos e menos calorias. Cuidado com os molhos e, se possível, dispense-os.
  • substitua a torta de legumes e legumes gratinados pela versão cozida desses alimentos. Diariamente, eles devem estar presentes na dieta. São ricos em nutrientes e água, fazendo com que tenham um baixo valor calórico. Escolha dois tipos de legumes cozidos para fazer parte da sua refeição.
  • substitua as carnes gordas pelas magras. A regra é retirar todo o excesso de gordura visível, por exemplo, a capa de gordura da picanha e a pele do frango. Durante a semana, alterne o consumo de carne bovina com frango e peixe. De preferência assados ou grelhados.
  • substitua a massa com molhos elaborados pela massa simples com molho de tomate. Evite a lasanha, gratinados ou massa com molho branco ou quatro queijos. Alternativa saudável à massa é o brasileiríssimo arroz com feijão. Isso mesmo, a dupla é saudável e não engorda. Evidentemente, esses alimentos não devem ser consumidos em excesso ou à vontade
  • substitua o refrigerante pelo suco natural ou pela água. Mas, cuidado! Os líquidos devem ser consumidos em pequena quantidade, no máximo, um copo pequeno (200 mL). Quantidade elevada prejudica dilui o suco gástrico, prejudicando a digestão.
  • substitua o doce da sobremesa por uma fruta. Isso fará com que a quantidade de açúcar e gordura diminua, reduzindo a quantidade calórica da refeição.

Dica 3

No jantar... ... faça escolhas inteligentes como as indicadas para o almoço. Entretanto, com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas buscam a praticidade em detrimento ao que é saudável, por isso:

  • substitua os congelados por alimentos frescos. Legumes podem ser armazenados limpos e prontos para o cozimento. Se quiser mais praticidade, pode armazenar os alimentos ralados que serão consumidos crus como, por exemplo, cenoura, beterraba e pepino.
  • substitua os sanduíches ricos em gorduras pelos naturais. Sanduíche de atum no pão integral é uma boa opção. Acrescente salada e um legume para que ele fique mais saudável. Entretanto, a opção pelo sanduíche deve ser feita esporadicamente, duas ou três vezes por semana. De preferência, faça uma refeição completa, como o almoço.
Dica 4

Nos lanches... ... opte por alimentos práticos e que podem ser levados até na bolsa. A mulher moderna sabe como se virar quando decide ter um corpo saudável e bonito.
  • substitua a bolacha recheada pelo biscoito integral ou barrinha de cereais. No mercado já é possível encontrar porções individuais, deixando a vida mais prática.
  • substitua o bombom, chocolate e doces por uma fruta. Não tem nem como defender os doces diante das frutas. Elas são mais saudáveis e menos calóricas do que os doces.
  • substitua o refrigerante por chá com adoçante e muita água. O corpo necessita de muita água para estar mais hidratado e para trabalhar bem.



Minha Vida

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Alimentos que seguram a fome

Será que existe alimentos com o poder de enganar o estômago?
Pode apostar que sim. Esta lista de alimentos vai ajudar a controlar a gula.

Café da manhã

Abacaxi - Rico em fibras, o abacaxi mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, o que segura a fome. Também tem várias vitaminase minerais importante para o equilibrio geral do organismo. E um corpo saudável corre menos riscos de cair na armadilha da gula.

Aveia - as fibras da aveia se expandem no estômago.Depois são transformadas numa espécie de gel resistente a digestão, prolongando a saciedade.Polvilhe o cereal nas frutas ou iogurte.

Pão integral - além de deixar você satisfeita com menos comida - devido a fibra dos grãos - pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que fome volte logo.

Ovo - fonte de proteína - nutriente que tem estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por issso, deixa você sem fome por um bom tempo.

Queijo Branco - Como o ovo o queijo tem proteína e, por isso, sacia bem a fome.

Almoço

Arroz integral - leva mais tempo para ser digerido do que o arroz branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.

Farelo de trigo - juntar farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume - dá a impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa ou do arroz IG baixo é garantia de apetite tranquilo.

Abóbora - tem fibra de monte e poucas calorias (33 cal por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Não é à toa que faz sucesso na turma do regime. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.

Cenoura - sua textura firme exige mesmo que você mastigue, mastigue.... Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devegar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para "desligar" a fome.

Jantar

Peito de peru - além da proteína, o peito de peru tem um pouco de gordura, que durante a digestão, estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula. É isso mesmo para emagrecer a gente precisa de gordura, de boa qualidade, é claro, e não mais do que 10% das calorias diárias.

Tofu - esse queijinho (de soja) carrega apenas 40 calorias em 100g, e pode entrar à vontade no seu prato, dando volume a refeição.A dose de proteína apesar de pouca, também ajuda a domar a fome.

Folhas verdes - campeãs em fibras as folhas exigem muita mastigação - ninguém engole uma saladona sem trabalhar muito com os dentes. E a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de parar de comer.

Lanches

Banana - não parece, mas a banana tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano - substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade.

Iogurte - rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia.

Barra de cereais - as que tem castanhas, cereais e frutas secas cortam a fome e dão energia.Cuidado com as versões carregadas em açúcar e sem quase nada de cereais integrais - disparam o índice glicêmico, e lá vem fome.

Damasco - desidratado, concentra frutose ( açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras.

Amendoim - a gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. Mas não exagere: 10 g têm 55 calorias.

Soja tostada - além das fibras tem isoflavonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que equilibram os hormônios femininos. E os hormônios, você sabe influem muito na gula.

Sobremesas

Gelatina - a gelatina é uma proteína, nutriente que demora mais a ser digerido. Além disso, contém grande quantidade de água, o que ocupa o estômago. Com a vantagem de render receitas de baixas calorias.

Melancia - essa fruta tem uma quantidade incrível de água e, por isso, sacia muito! Como tem um montão de fibras, exige que a gente fique mastigando por mais tempo. Além de tudo você pode comer uma porção generosa já que uma fatia média contém só 50 calorias.

Bebidas

Suco de limão - o azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce. Isso porque esse sabor satura as papilas gustativas que também estão no comando da fome.

Chá de ervas - chá em geral, acalma o estômago. Mais se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim- cidreira ( reduz a compulsão por comida), chá verde ( acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), chá de cravo e canela (diminui a fissura por doce).

Café - como acontece com o limão, o sabor forte do café deixa as papilas gustativas "satisfeitas". É por isso que compensa o doce da sobremesa.

Água - ocupa espaço no estômago preenchendo momentaneamente aquele "vazio" que faz você sonhar com um biscoito recheado no meio da manhã ou da tarde.Portanto água para dentro.

"Como você percebeu, as comidinhas ricas em fibras, proteínas e gorduras boas são campeãs em controlar a fome. As bebidas também são ótimas aliadas, desde que tenham poucas calorias."


Revista Boa Forma

terça-feira, 8 de abril de 2008

Mais ervas, menos sal

Em pequenas doses, o sal ressalta o sabor dos alimentos e é até saudável. Mas, em excesso, faz o corpo reter líquido.Vamos complementar o tempero com ervas e especiárias que além de dar um gostinho especial, ajudam na digestão, desintoxicam e aceleram metabolismo, facilitando a dieta.


Manjericão
sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto.


Orégano

Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.





Pimenta vermelha

Tempera feijão e peixe





Estragão


de sabor marcante, parecido com o anis, dá um toque especial a vinagres, pickles, molho tártaro de mostarda e maionese. Ótimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes




Tomilho


Aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.
Alecrim

Um raminho ou broto de alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes e aves em geral, entrando também na composição de molhos, omeletes, sopas e cozidos. É indicado também no preparo do churrasco, sendo suas folhas espalhadas sobre as brasas para perfumar a carne. Pode ser encontrado fresco ou seco.


Aniz- estrelado


Três pontinhas da estrela é a medida para temperar carne e frango ensopados.

Cardamomo

Algumas sementes no café, perfumam e tiram a acidez.Trituradas dão um toque especial á sopa de abóbora.




Coentro

Use as folhas ou as sementes trituradas no peixe, no feijão e legumes.
Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar.


Cheiro verde
Ingredientes: salsa e cebolinha verde. Ideal para temperar carnes, peixes e molhos para saladas, feijoada, almôndegas, croquetes de bacalhau, omeletes e molhos à base de manteiga.
Continuaremos esse assunto numa próxima postagem.

A dança do Quadrado

Depois da dança do créu mais um , sucesso em Porto Seguro, na Bahia, com o refrão “ado, aado, cada um no seu quadrado” – ganhou um vídeo bem-humorado, protagonizado por um anão, um gordinho e um magricela. A produção foi o vídeo mais visto no mundo no dia de seu lançamento.

Alimentam que combinam

Quando ingeridos juntos, alguns alimentos têm seus efeitos potencializados. Esse é o caso, por exemplo das combinações de arroz com feijão, feijoada com laranja. Porém, algumas misturas competem entre si, como queijo com presunto e café com leite.Nesses casos, um interfere na absorção do outro durante a digestão. Veja a seguir, casamentos perfeitos de comidas e junções em que a química entre elas não tem nada de atraente.

Opostos que não se atraem

Café com leite
poderosa fonte de ferro, vitamina C e cálcio, o leite perde suas propriedades quando misturado com café. A cafeína dificulta a absorção desses três nutrientes. Opte por uma das duas bebidas.



Queijo e presunto
Eles parecem nascidos um para o outro, porém, não existe tanta harmonia nessa dupla. O ferro do presunto compete com o cálcio do queijo durante a fase de absorção pelo intestino. Assim, é bem possível que boa parte dos nutrientes de um dos alimentos não seja aproveitada pelo organismo.
Café ou Chá após as refeições
O famoso cafezinho ou mesmo aquela xícara de chá verde depois do almoço ou jantar é sagrado para muita gente. Mas ambas opções são ricas em cafeína, que prejudica a assimilação de ferro e de vitamina C. Antes de beber espere duas horas.


Beber e Comer
Ingerir líquidos e comer ao mesmo tempo diminui a concentração de ácido gástrico, responsável pela quebra de alimentos. Isso atrapalha a digestão e reduz a absorção de vitaminas e minerais. Aguarde cerca de duas horas para beber algo. Se tiver muita sede, prefira água, pois é menos prejudicial.


Feitos um para o outro

Feijoada com laranja

A fruta ajuda na digestão da feijoada. Como é ácida, a laranja diminui o Ph (índice de acidez) do estômago, favorece a quebra dos alimentos em partículas e facilita a anexação de nutrientes.


Arroz com feijão

Ricos em aminoácidos, formam proteínas importantes para o bom funcionamento do organismo. os minerais e vitaminas contidas nessa combinação ajudam no equilibrio metabólico e intestinal.Quer melhorar mais ainda? Substitua o arroz tradicional pelo integral, que possui mais fibras.

Churrasco com brócolis

O carvão da churraqueira libera tóxinas que formam aquela casquinha torrada da carne. O brócolis possui um antioxidante que pontencializa a excreção dessas substancias tóxicas pelo fígado.

Azeite com orégano ou manjericão

Macarronada, lazanha, nhoque..... Não importa a massa, ela pede um molho apetitoso. Nesse caso nada melhor que azeite com ervas, pois na gordura, eles liberam mais seus princípios ativos. Ou seja, as características estimulantes das funções gástricas do orégano serão realçadas, assim como as propriedades calmantes e diuréticas do manjericão.



Revista Viva Mais

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Receitas para arrasar as pragas

Tudo que você precisa para acabar com baratas, ratos, traças, etc...Acreditem está na sua dispensa.
Formigas
  • Coloque uma pitada de pó de café usado - também serve um pouco de tabaco picado - nos armários invadidos por elas.
  • Se elas atacam o pote de açúcar, embebeda um algodão com alcool e ponha dentro do pote. Isso as espantará.
  • Para as mais resistentes, misture querosene, ácido bórico e açúcar em partes iguais e espalhe onde elas costumam passar.

Baratas

  • Pegue as cascas de batatas que iriam para o lixo, coloque-as na assadeira e leve ao forno até queimar. Espalhe pelos pontos onde elas se agrupam.
  • Passe um pano com querosene todas as noites no ralos.

Moscas

  • Passe um pano embebido em querosene nos vidros. Areje a casa em sequida.
  • Para evitar que elas pousem nos alimentos ponha na mesa um prato com vinagre e dez gotas de pimenta.
  • Ao preparar a carne, espante as moscas colocando pedaços de cebola sobre ela.

Traças

  • Para saber se elas estão por perto, embrulhe as roupas em papel de seda e deixe por uns meses. Se os papeis estiverem roídos, mal sinal!!!!
  • Espalhe algumas folhas de jornal no lugar no lugar atacado, vá trocando a medida que envelhecerem.
  • Ponha grãos de pimenta do reino ou de naftalina nas gavetas.

Pernilongos

  • Queime um pedaço de cânfora sobre um pires.
  • Para não ouvir zumbidos durante a noite ponha na cabeceira da cama uns raminhos de alfazema.

Pulgas

  • Mantenha o ambiente limpo e os estofados aspirados
  • Para afastá-lo de seu cachorro. acrescente meio dente de alho picado a ração.Um banho por semana também livra seu cão delas.

Ratos

  • Espalhe alguns ramos de hortelã pelos cantos da casa.
  • Se quiser espalhe ratoeiras pela casa e, ao invés de colocar queijo, coloque sementes de girassol como isca.

Revista Viva

Pegando Peso para emagrecer

Quem quer perder peso já sabe a fórmula do sucesso: combinar exercícios aeróbicos (correr, andar, pedalar) com alimentação balanceada. Mais a maioria desconhece que a musculação também tem importante papel na diminuição de gordura. Especialistas reforçam a importância do crescimento de massa muscular no processo de emagrecimento. Afirmam que o exercício em si não queima lipídios, mas a mudança que ele provoca no metabolismo faz milagres para os mais cheinhos. O professor de educação física Paulo Henrique Boca explica:"perder peso saudavelmente não significa ficar mais leve na balança. O importante é trocar a massa gorda (gordura) do corpo pela magra (músculo)." Ele acrescenta que as moléculas de músculos são mais pesadas do que as de gordura. Por isso, a pessoa tem a sensação de não estar emagrecendo quando faz musculação com regularidade.Para os que têm medo do aumento de peso, o professor da Universidade Católica de Brasília Daniel Tavares alerta: "quanto mais músculos, mais rápido é o processo de queima de gordura.Isso ocorre porque o corpo com muita massa muscular necessita de mais energia.Ou seja, na hora de pegar peso, o corpo pode não queimar o tecido adiposo, mas, em repouso, o organismo consome mais gordura."
A musculação não deve, no entanto substituir o exercício aeróbico. A doutora em Fisiologia do exercício Keila Elibeth Fontana aconselha que seja feito um revezamento entre atividades anaeróbicas e aeróbicas durante a semana.
Benefícios da musculação
  • Melhora a postura
  • Diminui a chance de osteoporose
  • Auxilia a estabilizar as articulações
  • Aumenta a força
  • Garante uma velhice mais ativa

Fonte Revista do Correio