No dia-a-dia, seus pés suportam andar, correr, pular, dançar..., geralmente escondidos em sapatos e botas que nem sempre oferecem o espaço e o conforto que precisam. O resultado pode ser desastroso: calos e calosidades aparecem com o atrito e a fricção, eles incham e ficam doloridos. Além disso, a transpiração que expelem, ao entrar em contato com as bactérias, faz surgir um cheiro tão desagradável que acaba virando motivo de complexo.Se você faz parte desses seres humanos normais, que convivem com estes tipos de problemas, veja as sugestões que fornecemos para tentar amenizar tamanho sofrimento- TALCO PARA OS PÉS
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de pó de talco
- 2 colheres de sopa de ácido bórico em pó
- 1/2 xícara de chá de maisena
- 1/2 colher de chá de hortelã-pimenta
- 1 colher de chá de álcool de fricção
Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes e coloque em um pote de vidro com tampa. Use diariamente antes de calçar os sapatos, com os pés bem secos.Esse talco ajuda a evitar o mal cheiro e as micoses.
- ÓLEO RELAXANTE DE ALECRIMI
Ingredientes:
- 1/2 xícara de chá de óleo de amêndoas
- 4 colheres de sopa de óleo de germe de trigo morno
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra
- 6 gotas de óleo essencial de alecrim
Modo de Fazer:
Misture o óleo de amêndoas e o óleo de germe de trigo morno dentro de um pote de vidro. Adicione os ingredientes restantes, tampe o frasco e mexa bem. Todas as vezes que for usar, mexa o frasco.Esse preparado permite, ao ser massageado pelos pés, que se tenha uma sensação relaxante nesta região.
- LOÇÃO DE LAVANDA
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de flores de lavanda secas
- 2/3 de xícara de chá de água (150 ml)
- 5 colheres de sopa de glicerina
- 5 colheres de sopa de vodka
- 6 gotas de óleo essencial de hortelã
Modo de Fazer
Ferva as flores de lavanda na água. Cubra até esfriar e coe. Coloque a infusão em um frasco de vidro esterilizado e adicione os outros ingredientes. Antes de usar, mexa sempre o vidro. Esta receita durará aproximadamente dois meses.Passe nos pés e tornozelos, após o banho. Eles ficarão com uma agradável sensação de frescor.
DICAS
- Use sapatos da moda, com saltos altos e bico fino, apenas em festas e locais que exijam maior elegância. No dia-a-dia, procure usar sapatos bem confortáveis com saltos de até quatro centímetros (não prejudicam a coluna, nem incentivam o aparecimento de varizes).
- Se você tem calos, para aliviar a dor amasse uma cebola ou um dente de alho e aplique sobre o local, deixando por bastante tempo. Além disso, após o banho, você pode friccionar uma pedra-pomes ou uma lixa sobre a calosidade (isso diminuirá seu volume consideravelmente).
- O inchaço dos pés pode ser decorrente de líquidos retidos. Neste caso, use diuréticos naturais como chá de salsa. Compressas ou envoltórios com hamamelis e com folhas de gerânio caseiro também são eficazes.
- Sempre que possível, caminhe descalço sobre areia, grama ou lama.
- Para eliminar a fadiga, faça um escalda-pés alternando água fria e água quente, terminando na água fria.
- Antes de deitar-se, faça exercícios com os pés (movendo todos os dedos e girando o tornozelo em movimentos circulares) e faça massagens diárias.
- Mantenha as unhas sempre cortadas, curtas e quadradas, evitando que encravem.
- Após o banho, seque bem os pés e entre os dedos, pois a umidade incentiva o aparecimento e proliferação de fungos e bactérias que podem se transformar em micoses. Além disso, não dispense o uso de um talco para os pés.
- Use sempre meias de algodão: elas evitam o aparecimento de odores desagradáveis, além de prevenir a micose. As meias de tecido sintético são as principais responsáveis pela micose de inverno, pois fazem os pés suarem.
FONTE/AUTOR: Redaçao do Saúde Informaçoes

Nenhum comentário:
Postar um comentário