quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Cabelo pós-verão: o resgate

Fios secos, opacos, desbotados, rebeldes... Você não precisa terminar a estação arrependida até a raiz do cabelo por ter usado e abusado do sol, do mar, da piscina. Comece já uma operação para recuperar a beleza perdida.
Ressecou? Pegue no macio
O sol, o atrito com o vento e com a areia e a ação das substâncias químicas da piscina abrem as escamas que formam a parte externa do fio (cutícula), deixando o interior fragilizado e predisposto a alterações como ressecamento, quebra e perda de elasticidade. Esses agressores também levam embora partículas microscópicas de queratina, a proteína que forma o cabelo, causando buracos invisíveis a olho nu que o tornam áspero. O problema se agrava com o uso freqüente de secador ou chapinha, pois o calor retira boa parte da água dos fios, ressecando-os ainda mais.Os xampus e condicionadores precisam de ativos hidratantes (como pantenol, aloe vera, extratos vegetais, ceramidas e lipídeos), mas também devem ser enriquecidos com queratina, aminoácidos ou proteína (do leite ou do trigo, por exemplo). Essas substâncias conseguem se fixar no fio, reconstituindo-o. Uma ou duas vezes por semana, vale a pena fazer uma máscara reconstrutora. Para completar, leave-in com filtro solar diariamente é indispensável para reverter ou prevenir estragos.
Para hidratar os cabelos, uma receita caseira, infalível
Você vai precisar:
  • um abacate pequeno
  • uma ampola de arovit (farmácias ou lojas especializadas em produtos de beleza)
  • uma ampola de óleo de rícino
  • uma ampola de óleo de amêndoa

Bata tudo no liquidificador. Lave seus cabelos com xampu de sua preferência. Retire o excesso de água e aplique este creme de abacate. Deixe agir por 30 minutos em touca térmica, se não tiver uma, embale a cabeça com papel alumínio que concentra calor, causando um ótimo efeito.
Depois retire a máscara com xampu para que o cabelo não fique oleoso. Use normalmente seu condicionador. Agora está protegida contra os ressecamentos do verão. Você pode se tiver cabelos muito ressecados fazer esta massagem toda semana, se forem cabelos normais, de quinze em quinze dias.

Falta brilho? look iluminador
Cabelo opaco é resultado da ação dos raios de sol. “Eles degradam as ceramidas, substâncias que funcionam como um cimento, unindo as escamas que formam a cutícula, a parte externa do fio”, explica Anderson Utembergue, gerente de desenvolvimento de produtos para cabelo da Unilever. “A superfície desigual do fio impede que ela reflita a luz, que é o que dá brilho ao cabelo”, completa. Use Xampus e condicionadores hidratantes formulados com lipídeos ou ceramidas melhoram a união das escamas, deixando a superfície do fio mais lisa e brilhante. Uma vez por semana, substitua o condicionador por uma máscara hidratante ou reconstrutora. “Ela age internamente no fio, tornando-o mais resistente a agressões”, diz o técnico Ricardo Batalini, da Wella. O truque de dar uma última enxaguada com água fria depois de lavar continua valendo, pois fecha a cutícula, tornando a superfície mais uniforme. Outra opção é aplicar uma vez por semana uma receita caseira de máscara de brilho. Anote a sugestão da engenheira química Sonia Corazza.
Receita caseira de máscara de brilho
bata no liquidificador
  • 1 copo de iogurte natural integral
  • 1/2 manga-rosa grande
  • Acrescente 1 colher (café) de óleo de girassol.

Aplique a mistura no cabelo, envolva os fios com uma toalha por 20 a 30 minutos. Lave bem.

Arrepiou? Abaixe a crista
Fios rebeldes, que não ficam no lugar, podem ter várias causas: ressecamento excessivo; rompimento durante a escovação; comprimento (podem estar curtos, em fase de crescimento); excesso de eletricidade estática, provocada pela umidade do ar mais intensa no verão ou pelo atrito do cabelo com o vento.Valem os mesmos cuidados sugeridos para fios ressecados: xampu e condicionador com ceramidas, pantenol, aloe vera e outros extratos vegetais, leave-in diariamente e uso semanal de máscaras de hidratação profunda. Cabelo rebelde precisa também de um reparador de pontas à base de silicone.
Oleosidade? Efeito sequinho
As altas temperaturas estimulam a produção das glândulas sebáceas, especialmente junto ao couro cabeludo (mesmo que os fios estejam ressecados).Parece óbvio, mas o principal cuidado é mesmo acertar no xampu e no condicionador: escolha versões para cabelo oleoso ou misto (se tiver fios longos ou ressecados). Não esfregue demais o couro cabeludo durante a lavagem, para não superativar as glândulas sebáceas, e aplique o condicionador somente nas pontas. A engenheira química Sonia Corazza ensina um truque caseiro para controlar a oleosidade:
  • chá de alecrim. Ferva meio litro de água e despeje um punhado de alecrim. Espere esfriar e utilize-o na última água de enxágüe após lavar o cabelo.
Fonte revista Boa Forma

Nenhum comentário: